Artigos Cobiev

Cobiev - Confederação de Pastores

Ficha de Cadastro

Homem E Mulher – Partes Intrínsecas Um Do Outro

08 de fevereiro de 2022

Por Bispo Patriarca Átila Brandão.

Quando pensamos na criação, logo vislumbramos o universo, a terra, a natureza em toda a sua exuberância. Vemos presentes as Mãos e a Palavra do Criador de todas as coisas, pois, sabemos por certo que no princípio Deus criou os céus, a terra, o mundo visível e o invisível.

Raramente, porém, atentamos para a profundidade do verbo “criar”. Muito menos, ainda, pensamos nas minúcias da formação do homem e da mulher, ou de como um e outro estão intrinsecamente ligados e de como essa união faz parte do Projeto de Deus.  

Entendamos que, no livro de Gênesis, são usados dois verbos distintos para a criação do homem e da mulher. Para Adão, Deus usou “Laassot”; para Eva, “Liv'not” . O primeiro tem os sentidos de “fazer”, “realizar”, “executar” – “E disse Deus: Façamos o homem à Nossa Imagem, conforme a Nossa Semelhança” (Gênesis 1:26). O verbo próprio para criar o homem tem sempre a ideia de “fazer” sobre algo já existente.

Na formação da mulher, no entanto, Deus usou o verbo “Liv'not”, cujo sentido original é “construir”, “edificar”, “estabelecer”, “moldar”, “esculpir”, “esculturar”, “produzir” uma obra de arte. Daí, lemos: “Formou a mulher e a trouxe a Adão”. (Gênesis 2:22b).

Não estranhamos, portanto, que o Apóstolo Pedro diga: "Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, DANDO HONRA À MULHER COMO VASO MAIS DELICADO; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (I Pedro 3:7).

A mulher da Criação Divina é o vaso de arte esculpido a partir do homem, por isso, é, também, sua adjutora (do hebraico, ÉZER), aquela que o ajuda, que lhe dá assistência, auxílio, socorro. Aquela “que executa uma obra de arte em sua casa, edificando-a com sua sabedoria." (Provérbios 14:1).

UNIÃO

Embora o discurso do mundo, especialmente nas últimas décadas, insista em pôr o homem e a mulher em lados opostos, instando um contra o outro, criando uma narrativa de guerra entre eles, o Projeto do Coração de Deus é de união, de amor e de paz. 

Assim, ao retirar uma costela do homem para formar a mulher, Deus sabia que nela havia medula óssea, em que encontramos células mesenquimais, ou células-tronco, de onde se retira o material genético para a clonagem, além do que é a medula que fabrica, que produz o sangue, e sangue é vida. (Levítico 17:11a “Porque a vida da carne está no sangue”). Daí, ser a mulher a fonte da vida.

Isso quer dizer, em outras palavras, que a mulher é um clone do homem modificada geneticamente, sua parte intrínseca, e que os dois estão ligados por um Projeto Divino.

É preciso, então, perceber aqui a seriedade da ligação entre o homem e a mulher e a importância de sua união pelo casamento. Esta ligação deve ser tão forte que qualquer separação certamente provocará um dano irreparável, como acontece quando se tenta separar folhas de papel coladas uma a outra.

Este é, na verdade, o sentido que Adão dá à união de um casal ao ordenar: “Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher e ambos serão uma só carne”. (Gênesis 2:24).

No texto original, lemos: "Al-ken, Iaazav Ish, Ét-Aviave, Vê-Ét-Imó; Vê-Davak Bê-Ishtó, Vê-haiu Lê-Vassar (bassar) eHad". A frase “unir-se-à à sua mulher” significa literalmente “colar”, “grudar”, “aderir”. É como se pegássemos a cola superbond e colássemos os dois. Então, o homem se “superbondará” à sua mulher e ambos serão uma só carne.

Aliás, já a partir do sentido das palavras “homem” (Ish) e “mulher” (Ishá), percebemos a importância dessa ligação. Uma vez que a última (Ishá) origina-se da primeira (Ish), alude-se à ligação entre um e outra desde o princípio. 

Dessa forma, quando o homem e a mulher tornam-se um pelo casamento, a inicial de ISH, que é a letra “iod”, funde-se com a última letra de ISHÁ, que é a letra Hê, formando “IÁ”, que é a abreviatura do Nome de Deus, IEOHOVAH, no Salmo 68:4. Por outro lado, quando o casamento é desfeito, o Senhor Deus é afastado da relação. Saindo IÁ, resta a palavra ESH, que é fogo destruidor.

Por isso, é preciso atentarmos para a Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios: “Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja (...) Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” (Efésios 5:28-33).

Ao agir dessa forma, cumpre-se o Propósito da Criação, que é a união inseparável do homem e da mulher. 

 

Outros artigos

Confederação Brasileira de Pastores e Igrejas Evangélicas

Sede Nacional: SHIS QI 15 CHÁCARA 68 CASA C - LAGO SUL. BRASÍLIA / DF CEP: 71.600-810 | (61) 3877-7787